Magic e Correios – Resolvendo Problemas

Sou Guilherme Milner e vou tentar explicar, um pouco, sobre como resolver alguns problemas com os Correios, abordando alguns tópicos importantes, do conhecimento que acumulei de quase 2 anos trabalhando com e-commerce e indo quase diariamente aos Correios. Tentarei ao máximo ser objetivo:

Vamos, primeiramente, falar dos tipos de postagem:

Geralmente, os jogadores de Magic preferem fazer o envio por carta não-comercial registrada, pelo seu preço, mas também, pode ser enviada por PAC ou Sedex, dependendo do preço ou da urgência da mesma.

Carta Não-Comercial Registrada:

Abrangência: Nacional
Quem pode usar: Pessoas Físicas
Peso Máximo: 500 gramas
Tratamento: Objeto Urgente
Serviços Adicionais: Registro, Aviso de Recebimento, Mão-Própria e Valor declarado

Carta Não-Comercial, ou, como é vulgarmente chamada “Carta registrada”, é usualmente para o envio de cartas avulsas, visto que a mesma não pode receber produtos com valor mercantil. É sempre aconselhável que as partes interessadas coloquem o Valor Declarado no objeto, é uma segurança enorme em caso de extravio da mesma (em experiência própria, ocorre em média 5 vezes a cada 100 postagens). Você irá pagar 1% somado ao valor do porte da carta para adicionar o seguro.

O prazo de entrega varia de estado para estado, mas usualmente demora mais que o PAC. Existe um simulador de prazo, cuja funcionalidade não é muito correta, mas dá para tirar uma base neste link.

Na hora da postagem é necessário que você peça o Registro da encomenda, assim como qualquer outro serviço adicional que você quiser. O Registro serve para te dar uma posição de onde a sua encomenda se encontram, ele pode ser rastreado pelo site dos correios no link que se encontra ao final desse post (o registro da carta não-comercial não é tão detalhado quanto no PAC ou no Sedex, usualmente só consta lá a data de postagem e data das tentativas de entrega)

PAC – Encomenda Econômica

Abrangência: Nacional
Quem pode usar: Pessoas Físicas e Jurídicas
Peso máximo: 30 kg
Possui registro automático e seguro automático
Realizadas 3 tentativas de entrega
Serviços adicionais: Seguro Complementar, Aviso de recebimento entre outros.

O PAC foi o substituto do produto anteriormente chamado “Encomenda Normal”. Tem um prazo de entrega quase sempre respeitado e dentro de no máximo 8 dias úteis, variando de estado para estado.
Nessa modalidade é possível enviar o objeto dentro de caixas ao invés de apenas envelope, como acontece na carta Não-Comercial. Serve para você poder enviar deckbox, booster Box entre outros acessórios.

Apesar dessa modalidade ter um seguro automático, este só gera o ressarcimento do valor seguindo a tabela de preços do serviço (valor da postagem), ou seja, não é o suficiente para a postagem de determinados objetos. Para isso, é sempre recomendável pedir o Seguro Complementar, que também custa 1% do valor declarado.

O Registro do PAC já está incluso no preço do mesmo, e, é mais detalhado que o da Carta Registrada. Ele acompanha o objeto por cada lugar para onde o mesmo é enviado, assim, tendo mais controle sobre o mesmo.

Sedex  – Encomenda Expressa

Abrangência: Nacional
Quem pode usar: Pessoas Físicas e Jurídicas
Peso máximo: 30 kg
Possui registro automático e seguro automático
Realizadas 3 tentativas de entrega
Serviços adicionais: Seguro Complementar, Aviso de recebimento entre outros.

O Sedex é usado para encomenda assim como o PAC, mas a diferença é o prazo de entrega, usualmente de 1 até 3 dias úteis, variando de estado para estado. Existem alguns variantes do Sedex como o Sedex-10, o Sedex-Mundi e o E-Sedex, mas explica-los não é importante, por isso, deixarei um link no término sobre eles.

Ele tem um valor um pouco mais caro que o PAC, mas o prazo é quase sempre cumprido. É bom usá-lo se você tem uma real urgência para receber seu produto. Usualmente os Correios fazem a entrega desse tipo de postagem até aos Sábados e a saída dele do Centro de Distribuição é feita no mesmo dia que ele chega.

Assim como nos outros casos é aconselhável fazer o seguro do objeto, pois mesmo Sedex é extraviado.
O registro do Sedex e do Sedex-10 (também incluso no valor do porte) são uns dos mais precisos, constando até a hora que o produto entra.

Links úteis e referências:

Simulador de Tarifas e Prazos
Fale Conosco dos Correios
Loja dos Correios
Rastreamento
PAC
Seguro Complementar
Carta não-comercial
Preços de carta não comercial
Valor declarado
Sedex 10
Sedex a Cobrar
Sedex

Image retirada de: http://tribunadoceara.uol.com.br

About Alex Meusburger

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − onze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.